Confira dicas de segurança para o botijão de gás (GLP)

O gás de cozinha (GLP) nos proporciona muitas felicidades não é mesmo? Ele é necessidade para muitos lares quando pensamos em fazer aquela comida gostosa para os familiares, ou saborear aquele bolinho de chuva da vovó.

A utilização do gás é fundamental para substituir o velho fogão a lenha e nos dar agilidade e controle, mas requer atenção. Infelizmente, na rotina  do dia a dia muitos se descuidam e deixam de ter os cuidados necessários com o botijão de gás.

O Gás GLP é altamente inflamável e explosivo e nós do Grupo Dinho Gás não podemos deixar nossos consumidores correr qualquer risco.

Pensando nisso escrevemos 5 dicas fundamentais para você ter segurança.

Dica 1: Fique atento a vazamentos.

Parece meio óbvio, mas ainda é o principal fator de acidentes, uma mangueira mal encaixada pode ocasionar sérios danos a sua casa e principalmente a sua família. O gás de cozinha não tem cheiro, por isso, junto com ele é adicionado um composto a base de enxofre (mercaptana) que revela a sua presença, esse enxofre é o que chamamos de cheiro de gás.

Se sentir este cheiro, a dica é que feche imediatamente os registros de gás, abra as janelas e as portas para ventilar o ambiente. Em hipótese alguma acenda ou apague luzes e evite faíscas.

Tente identificar a origem de vazamento, uma boa forma de fazer isso, é após não sentir mais nenhum cheiro, ligar o gás novamente e ir passando uma esponja com água e sabão, provoque bolhas e passe essas bolhas sobre a conexão e válvula de pressão de gás. Se verificar que essas bolhas se agitam em um determinado local, é sinal que ali há um vazamento de gás.

Se não conseguir identificar e resolver a origem do vazamento, chame a empresa que forneceu o gás ou em caso mais graves, os bombeiros pelo número 193.

Se for viajar, não esqueça de fechar o registro de gás. Muitos dos acidentes ocorrem quando não há ninguém em casa por muitos dias.

Dica 2: Procedência e Validade.

Avalie cada item com cuidado conforme abaixo:

BOTIJÃO

– Deve estar dentro do prazo de validade;
– Não pode estar amassado ou enferrujado;
– Botijão deve ter o selo da INMETRO.

MANGUEIRA

– Deve ser feita de PVC transparente;
– Deve ter uma faixa amarela;
– Deve conter a inscrição NBR8613;
– Deve  estar dentro do prazo de validade.

REGULADOR DE PRESSÃO

– Deve ter a marca INMETRO gravada e é válida por 5 anos, após este período deverá ser substituída.

Dica 3: Mantenha em locais ventilados.

Não deixe seu botijão de gás em locais fechados e sem ventilação, como porões, balcões, gabinetes. Pode ser um risco, pois o gás que está vazando se acumula dentro destes recipientes e qualquer fagulha pode ocasionar uma explosão.

Também não instale o botijão perto de ralos ou grelhas de escoamento de gás. O gás é mais pesado que o ar e ele se infiltra em seu interior e pode explodir com uma simples bituca de cigarro.

Dica 4: Instalação Adequada.

Siga as nossas dicas para instalação adequada do botijão de gás e evite os principais erros cometidos:

– Compre a extensão adequada de mangueira, não faça emendas.

– Jamais deite o botijão ou vire de cabeça para baixo para render um pouco mais. No desespero muitos recorrem à isso, porém geram risco para a sua segurança.

– Não passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derreter a mangueira e causar um sério acidente.

– Em hipótese alguma, aqueça o botijão para que ele renda mais.

Dica 5: Realize manutenção da sua rede elétrica.

Na cozinha, temos um dos locais com mais eletrodomésticos, como o fogão, geladeira, forno, freezer, torradeira e microondas. Estes aparelhos quando estão com sobrecarga na instalação elétrica, costumam criar faíscas de eletricidade, devido ao curto circuito, esta sobrecarga é a que costuma causar acidentes quando todos estão dormindo e há um vazamento de gás.

Uma dica de quando isso está ocorrendo, é quando o disjuntor desarma com frequência, portanto, sempre procure saber o motivo do disjuntor desarmar.

Desta forma é fundamental manter sua rede elétrica sobre cuidados de um especialista eletricista.

Conclusão

Esperamos que após ler estas dicas, você possa se manter mais seguro(a) em sua residência e aproveitar com mais qualidade de vida seus dias e sem nenhuma surpresa desagradável.